SPP participa de audiência pública em Câmara de Vereadores

CAPA - AUDIÊNCIA PÚBLICA

Nesta segunda-feira (11), o Dr Leonardo Machado participou de uma audiência pública na Câmara do Recife. Proposto pela vereadora Aline Mariano, o encontro discutiu a regulamentação da profissão de Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos. Na ocasião, o médico e diretor da SPP leu a carta aberta em apoio às atualizações na Política de Saúde Mental que estão em curso no Ministério da Saúde.

O curso de Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos surgiu em 2002 como forma de melhorar o atendimento aos usuários de drogas. Apesar disso, a profissão nunca foi regulamentada, mesmo com a Política Nacional Sobre Drogas em vigor desde 2005. Atendendo a um apelo destes profissionais, a vereadora Aline Mariano solicitou a audiência pública. A parlamentar é sensível a causa, principalmente depois que comandou, em 2015, a Secretaria de Enfrentamento às Drogas (Secod).

Em sua fala, o Dr Leonardo Machado destacou que, no momento, está em curso, no Ministério da Saúde, uma proposta de atualização da Política de Saúde Mental com base no enfrentamento às drogas. O novo texto, se aprovado, propõe, entre outras ações, uma melhoria na assistência pública em Saúde Mental. O médico lembrou a situação do Hospital Ulysses Pernambuco que é a única emergência pública em Psiquiatria de todo Pernambuco e precisa urgentemente de investimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *