Psiquiatras encontram com secretário de Saúde do Recife

CAPA - ENCONTRO SECRETÁRIO SAÚDE RECIFE

Uma comissão formada por diretores da SPP e representes da UPE, UFPE e Cremepe encontraram hoje (31) com o secretário de Saúde do Recife, o Dr Jailson Correia. Na pauta, melhorias no atendimento público aos portadores de transtornos mentais e uma maior participação dos psiquiatras nas decisões das Políticas Públicas em Saúde Mental na capital pernambucana. Uma cópia do documento “Diretrizes para um modelo de atenção integral em Saúde Mental no Brasil” foi entregue ao gestor.

A Dra Kátia Petribú, presidente da SPP, iniciou a conversa falando das demandas urgentes na rede de assistência pública em Saúde Mental no Recife. Ela foi corroborada pela Dra Milena França que trabalha Policlínica Clementino Fraga. “Faltam medicamentos como antidepressivos e anticonvulsivantes. Além disso, a marcação de consultas pode demorar meses, o que atrapalha a continuidade do tratamento”, disse a psiquiatra e tesoureira da SPP.

Os doutores Antônio Peregrino (UPE) e Everton Botelho (UFPE) destacaram que as universidades e unidades de saúde contam com profissionais altamente capacitados a contribuir com as políticas públicas de Saúde Mental. Já o presidente do Cremepe, o Dr André Dubeux, lembrou que a Psiquiatria tem sido um tema bastante discutido nas reuniões do Conselho Regional de Medicina através do Grupo de Trabalho da área.

O secretário Jailson Correia reconheceu a falta de medicamentos em algumas unidades, mas ressaltou a contratação de 45 novos psiquiatras aprovados no último concurso público e a necessidade de que todos os recifenses estejam inseridos na rede de atendimento em Saúde. Do encontro com o gestor saiu a ideia de realizar um simpósio para capacitação e integração entre todos os profissionais que compõem a rede de assistência em Saúde Mental do Recife.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *