Palestras discutem o bem estar e a saúde mental dos jovens

CAPA - BEM ESTAR E SAÚDE MENTAL DOS JOVENS

Estudantes e professores de Petrolina participaram, na última sexta-feira (09), de um encontro com psiquiatras para falar sobre o bem estar e a saúde mental dos jovens. Promovidas pela Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, as atividades aconteceram na Escola de Aplicação Profº Vande Souza Ferreira e na Gerência Regional do Sertão do Médio São Francisco. Nas palestras foram abordados os riscos do Bulling, da Depressão na Adolescência e do Suicídio.

Na parte da manhã, mais de 300 estudantes do Ensino Médio assistiram uma apresentação sobre o “jogo” da baleia azul e o suicídio entre os jovens. “Queríamos aproveitar essa onda da baleia azul e da série ‘Os 13 porquês’, da Netflix, para conversar com esses adolescentes e alertar sobre os riscos de participar de um ‘jogo’ como este”, disse a Dra Kátia Petribu, presidente da SPP.

Já à tarde, quase 100 professores da rede estadual de Petrolina participaram do debate sobre como identificar sinais de transtornos mentais na juventude e os encaminhamentos necessários neste tipo de situação. “A escola é onde o aluno passa grande parte do seu dia. Então, o professor pode ajudar na hora de identificar algum distúrbio e chamar os pais, orientando-os a procurar um profissional especializado”, comentou o Dr Edésio Lira, vice-presidente da SPP.

Os encontros foram atividades extras dentro da programação do III Simpósio Os Desafios da Assistência Psiquiátrica no Agreste e Sertão (Jornada de Psiquiatria do Vale do São Francisco) realizado nos dias 09 e 10 de junho, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *